Buscar
  • Grupo Neurofocus

Exercício terapêutico para diminuir a sensação de solidão e insegurança


Solidão é uma percepção cognitiva de que os relacionamentos sociais existentes na vida são insuficientes ou inadequados, gerando uma reação afetiva de tristeza e vazio.


Alguns dados levantados sobre a solidão:


  • Jovens se sentem mais sozinhos que os mais velhos

  • Mais de 40% das pessoas acham que a solidão pode ser positiva

  • Quem se sente sozinho tem habilidades sociais que não são melhores ou piores que a média

  • O inverno não é mais solitário do que outras estações do ano

  • Pessoas que se sentem sozinhas com frequência têm mais empatia

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46090698


O TRABALHO


OBJETIVO


Confirmar o enfraquecimento da sensação de vazio produzido pela solidão num grupo de trabalho através do exercício do abraço.


PARTICIPANTES E RESULTADOS


Na XXIII JORNADA REICH: “Corpo e criação: (re) existências na cidade” em 18 de Setembro de 2010, no Instituto Sedes Sapientae em São Paulo, 30 pessoas inscritas no workshop “Encontros e Desencontros” participaram do experimento. Com idade entre 24 e 52 anos, de ambos os sexos, sendo 22 mulheres e 8 homens, com ensino superior completo, 67% eram solteiros e 33% em algum tipo de relacionamento amoroso.


Foi aplicado um questionário composto por 4 questões:

1 – você se sentiu sozinho(a) nessa última semana?

2 – se sim quantas vezes?

3 – se mais de 3 vezes marque abaixo um ou mais sentimentos ligados a esse momento

a) vazio

b) inquietação

c) tristeza

d) insegurança

4 – numa escala de 0 a 5, sendo 0 nada incômodo e 5 muito muito incômodo avalie os sentimentos acima caso tenha sentido.

5 - agora você está se sentindo só?

6 – se sim está sentindo algum dos sentimentos descritos acima?


Resultados


Através do resultado do questionário os participantes foram separados em 4 grupos:

Grupo A: 5 pessoas que não estavam se sentindo sós e não sentiram solidão na última semana

Grupo B: 12 que não estavam se sentindo sós no momento mas que tinham sentido sós mais de 3 vezes

Grupo C: 4 que estavam se sentindo sós no momento e com sentimentos variados

Grupo D: 9 que estavam se sentindo sós no momento e com predominância de sentimento de vazio.

Os 5 participantes do Grupo A foram convidados a auxiliar na coordenação do workshop.

O Grupo B foi convidado a utilizar a respiração abdominal lenta durante 15 minutos.

Ao Grupo C foi recomendado que na expiração fechasse os olhos fazendo pressão com as pálpebras durante 15 minutos.

O Grupo D foi o indicado para fazer o exercício do abraço durante 15 minutos.


EXERCÍCIO


Na inspiração colar o cotovelo de um dos braços no septo intermuscular medial e na expiração soltar o movimento. Alternar o braço.

  • Tempo recomendado: de 5 a 15 minutos.

  • Trabalha diafragma, pulmões, coração, glândula timo e estimula o nervo vago

  • Diminui gradativamente a sensação de vazio do sentimento de solidão.

CONCLUSÃO


Esse exercício tem sido bastante utilizado para diminuir sensações e sentimentos de vazio, insegurança e tristeza. Espera-se que um maior uso possa aumentem a quantidade de investigações no contexto clínico. Os resultados indicam que pode ser útil para clínicos que desejem diminuir a sensação de vazio em seus pacientes de forma mais objetiva.



Exercício terapêutico para diminuir a sensação de solidão e insegurança
.pdf
Download PDF • 1.77MB






15 visualizações0 comentário