Cursos

Reich e Neurociência

O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais que possam ser aplicadas em autoconhecimento nos principais âmbitos da vida diária.

PROGRAMA DO CURSO

  •  Neurociência

  1. Neurociências: Passado, Presente e Futuro 

  2. Como funciona o sistema nervoso: Organização anatomofuncional.

  3. Sensações e Percepções: Neurociência sensorial

  4. Ação: Neurociência dos movimentos.

  5. Homeostasia: Neurociência Visceral

  6. Comportamentos motivados: Neurociência das emoções

  • Teoria Reichiana

  1. O que é a Teoria Reichiana e sua história.

  2. Princípios da Teoria Reichiana

  3. A interação meio ambiente, comportamento e cérebro - o caráter

  4. O funcionamento do Sistema Nervoso e as couraças

  5. As emoções como linguagem expressiva da vida

  6. A sexualidade como agente de saúde codificação sensorial.

  7. Como a terapia provoca mudanças permanentes - a epigenética.

  8. A questão energética

  9. Temos um corpo, somos um corpo ou “estamos” um corpo?

 

  • Neurociência aplicada à prática Reichiana

  1. Pontos de convergência.

  2. Papel do córtex pré-frontal, de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos principais fenômenos descritos por Reich.

  3. Estimulações cerebrais e aplicações na terapia Reichiana.

  4. Dispositivos usados para medida da frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.

Neurofocus Psicoterapias e Centro Reich do Rio de Janeiro, apresentam o Curso de Extensão em Neurociência aplicada à Teoria  Reichiana que terá início em novembro de 2020.

A neurociência é fundamental para o entendimento da neurobiologia do comportamento humano. Alterações nesta neurobiologia podem acarretar o surgimento de transtornos mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que as doenças mentais atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo e o processo de reabilitação dessas doenças se enquadra nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que é “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Profissionais que integram conhecimentos de neurociência e intervenções terapêuticas se destacam nesse cenário de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU.

Você terá acesso à módulos produzidos através de elos didáticos, estabelecendo uma interlocução de conhecimentos pertinentes ao tema, procurando facilitar a compreensão, experimentação, assimilação e reflexão dos conceitos teóricos e técnicos e exemplificando com práticas clínicas e do cotidiano. Para isso usaremos recursos didáticos de vídeo aula, utilizando recursos que facilitem a aprendizagem.  

Professoras

Frinéa Souza Brandão

  • d499bf9074133db295373575066f97e4_1562267

Frinéa Souza Brandão é fundadora da Neurofocus Psicoterapias, 2012. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Análise Reichiana - NEPAR - UFRRJ / CNPq.

Desde 1984 é psicóloga e psicoterapeuta com treino em psicanálise clínica individual, psicanálise de grupos, analista institucional, gestalt terapeuta, EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing, níveis I e II - 1999; hipnoterapeuta ericksoniano, pelo Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte - 1998;. vários cursos em terapia corporal, teorias da comunicação e psicanálise. Atuou em ambulatório no NEPAD/UERJ, Colônia Juliano Moreira e IBRAPSI.

Seu trabalho clínico foi supervisionado por Claude Olivenstein.

Publica artigos acerca de conceitos da prática psicoterápica, psicoterapia breve e focal, sobre a utilidade e aplicabilidade de técnicas psicoterápicas em revistas científicas indexadas e sítios especializados na Internet.

Participação em vários congressos nacionais e internacionais como palestrante convidada.

Vanessa da Rocha Rego

  • d499bf9074133db295373575066f97e4_1562267

Vanessa da Rocha Rego é neurocientista, fisioterapeuta, acupunturista e professora universitária. 

Membro do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES/IPUB/UFRJ) , professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) e pós-doutoranda, vinculada ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCFo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Laboratório de Neurobiologia. 

Professora de fisioterapia e coordenadora do curso de Pós Graduação de Neurociência Aplicada a Reabilitação da Universidade Veiga de Almeida. 

Possui doutorado em Ciências Biológicas (fisiologia) pelo IBCCFo da UFRJ  com período no exterior no King´s College London, University of London. Realizou pós-doutorado no King's College London nas áreas de Neuroimagem, Transtornos Mentais e Inteligência Artificial.

Desenvolve trabalhos na área da neurobiologia da emoção humana, atuando na interface entre ciência básica e clínica incluindo estudo da neuroimagem dos transtornos mentais. 

Estuda a conexão entre dor física e dor emocional. Promovendo o alivio de ambas através da acupuntura. 

Orienta alunos de graduação e pós graduação.  E é mãe da Valentina nascida em 2018.

©  2020 por Neurofocus Psicoterapias. Orgulhosamente criado com Wix.com

Praia do Flamengo, 66 sala 509 - Rio de Janeiro