Cursos
Reich e Neurociência
O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais que possam ser aplicadas em autoconhecimento nos principais âmbitos da vida diária.
PROGRAMA DO CURSO
-
Neurociência
-
Neurociências: Passado, Presente e Futuro
-
Como funciona o sistema nervoso: Organização anatomofuncional.
-
Sensações e Percepções: Neurociência sensorial
-
Ação: Neurociência dos movimentos.
-
Homeostasia: Neurociência Visceral
-
Comportamentos motivados: Neurociência das emoções
-
Teoria Reichiana
-
O que é a Teoria Reichiana e sua história.
-
Princípios da Teoria Reichiana
-
A interação meio ambiente, comportamento e cérebro - o caráter
-
O funcionamento do Sistema Nervoso e as couraças
-
As emoções como linguagem expressiva da vida
-
A sexualidade como agente de saúde codificação sensorial.
-
Como a terapia provoca mudanças permanentes - a epigenética.
-
A questão energética
-
Temos um corpo, somos um corpo ou “estamos” um corpo?
-
Neurociência aplicada à prática Reichiana
-
Pontos de convergência.
-
Papel do córtex pré-frontal, de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos principais fenômenos descritos por Reich.
-
Estimulações cerebrais e aplicações na terapia Reichiana.
-
Dispositivos usados para medida da frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.

Neurofocus Psicoterapias e Centro Reich do Rio de Janeiro, apresentam o Curso de Extensão em Neurociência aplicada à Teoria Reichiana que terá início em novembro de 2020.
A neurociência é fundamental para o entendimento da neurobiologia do comportamento humano. Alterações nesta neurobiologia podem acarretar o surgimento de transtornos mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que as doenças mentais atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo e o processo de reabilitação dessas doenças se enquadra nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que é “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Profissionais que integram conhecimentos de neurociência e intervenções terapêuticas se destacam nesse cenário de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU.
Você terá acesso à módulos produzidos através de elos didáticos, estabelecendo uma interlocução de conhecimentos pertinentes ao tema, procurando facilitar a compreensão, experimentação, assimilação e reflexão dos conceitos teóricos e técnicos e exemplificando com práticas clínicas e do cotidiano. Para isso usaremos recursos didáticos de vídeo aula, utilizando recursos que facilitem a aprendizagem.
Professoras

Frinéa Souza Brandão
Frinéa Souza Brandão é fundadora da Neurofocus Psicoterapias, 2012. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Análise Reichiana - NEPAR - UFRRJ / CNPq.
Desde 1984 é psicóloga e psicoterapeuta com treino em psicanálise clínica individual, psicanálise de grupos, analista institucional, gestalt terapeuta, EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing, níveis I e II - 1999; hipnoterapeuta ericksoniano, pelo Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte - 1998;. vários cursos em terapia corporal, teorias da comunicação e psicanálise. Atuou em ambulatório no NEPAD/UERJ, Colônia Juliano Moreira e IBRAPSI.
Seu trabalho clínico foi supervisionado por Claude Olivenstein.
Publica artigos acerca de conceitos da prática psicoterápica, psicoterapia breve e focal, sobre a utilidade e aplicabilidade de técnicas psicoterápicas em revistas científicas indexadas e sítios especializados na Internet.
Participação em vários congressos nacionais e internacionais como palestrante convidada.

Vanessa da Rocha Rego
Vanessa da Rocha Rego é neurocientista, fisioterapeuta, acupunturista e professora universitária.
Membro do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES/IPUB/UFRJ) , professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) e pós-doutoranda, vinculada ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCFo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Laboratório de Neurobiologia.
Professora de fisioterapia e coordenadora do curso de Pós Graduação de Neurociência Aplicada a Reabilitação da Universidade Veiga de Almeida.
Possui doutorado em Ciências Biológicas (fisiologia) pelo IBCCFo da UFRJ com período no exterior no King´s College London, University of London. Realizou pós-doutorado no King's College London nas áreas de Neuroimagem, Transtornos Mentais e Inteligência Artificial.
Desenvolve trabalhos na área da neurobiologia da emoção humana, atuando na interface entre ciência básica e clínica incluindo estudo da neuroimagem dos transtornos mentais.
Estuda a conexão entre dor física e dor emocional. Promovendo o alivio de ambas através da acupuntura.
Orienta alunos de graduação e pós graduação. E é mãe da Valentina nascida em 2018.